Guava Island

A realidade mundial comentada é um tema muito diferente da realidade mundial vivida que a grande maioria desconhece.
Guava Island é um musical (apesar de ser classificado como filme) onde temas como a exploração e a privação de liberdade de expressão e opinião. No fundo, a opressão que se vivia na altura do regime fascista.

Gravado em Cuba, o filme tem como personagem principal Deni Maroon (Donald Glover), um músico que ganha a vida apresentando um programa numa rádio e trabalhando nas docas de Guava, controlada pela família Red, que além das docas, possui todos os grandes negócios da ilha, como o da produção da famosa seda azul. A namorada de Deni, Kofi (interpretada por Rihanna), trabalha como costureira na tecelagem dos Red.

Quando Deni decide fazer um festival para alegrar o sofrido e explorado povo de Guava, o atual chefe da família Red (Nonso Anozie) ordena-o que cancele a festa, pois, cansados do festival, os seus trabalhadores não iriam trabalhar no domingo, algo obrigatório na ilha.

A história é bem simples e possui uma extrema e pura inocência infantil. Aliás, muito bem representada visualmente por Hiro Murai.

A meu ver, estes serão os 55 minutos mais bem passados deste ano.
Educativo, realista e verdadeiro, Guava Island é um filme a não perder elucidativo dos grandes problemas nos países economicamente mais pobres do mundo mais muito ricos em cultura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma viagem atribulada

Seleção das melhores músicas de 2019 até agora

Did you know?