Guava Island

A realidade mundial comentada é um tema muito diferente da realidade mundial vivida que a grande maioria desconhece.
Guava Island é um musical (apesar de ser classificado como filme) onde temas como a exploração e a privação de liberdade de expressão e opinião. No fundo, a opressão que se vivia na altura do regime fascista.

Gravado em Cuba, o filme tem como personagem principal Deni Maroon (Donald Glover), um músico que ganha a vida apresentando um programa numa rádio e trabalhando nas docas de Guava, controlada pela família Red, que além das docas, possui todos os grandes negócios da ilha, como o da produção da famosa seda azul. A namorada de Deni, Kofi (interpretada por Rihanna), trabalha como costureira na tecelagem dos Red.

Quando Deni decide fazer um festival para alegrar o sofrido e explorado povo de Guava, o atual chefe da família Red (Nonso Anozie) ordena-o que cancele a festa, pois, cansados do festival, os seus trabalhadores não iriam trabalhar no domingo, algo obrigatório na ilha.

A história é bem simples e possui uma extrema e pura inocência infantil. Aliás, muito bem representada visualmente por Hiro Murai.

A meu ver, estes serão os 55 minutos mais bem passados deste ano.
Educativo, realista e verdadeiro, Guava Island é um filme a não perder elucidativo dos grandes problemas nos países economicamente mais pobres do mundo mais muito ricos em cultura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A primeira vez

Uma viagem atribulada

Roxo 🟣